domingo, 28 de dezembro de 2014

Lübeck - a aquabundância das cidades hanseáticas

Lübeck, o que dizer dessa cidadezinha que eu conheci na chuva mas já considero pacas?


Como toda e qualquer cidade alemã, o que se ouve sempre é:

- Mas tu tem que vir no verão!

Tô começando a ficar desconfiada, talvez eu tenha que começar a pensar na ideia de vir pra Europa no verão também.





Marquei com o Juli (sim, eu e meu ex somos amigos, choque, incredulidade, retorno da crença na humanidade, se acalmem, deu.) de ir na segunda pré-natal (isso soou estranho) pra Lübeck, que é uma cidade que comigo tem história. Tentei ir com alguns amigos no início da minha estada aqui, mas era um dia em que estavam bloqueando os trilhos como protesto. Fiquei com aquilo na cabeça, pensei que ''agora PRECISO ir pra essa cidade, questão de honra". Isso também porque eu gosto dos Buddenbrooks, um livro cuja história se passa na cidade, por ninguém menos do que um tio chamado Thomas Mann, também um "lübeckense".

creeping nos Buddenbrooks

Tá, até aí tudo bem. O tempo em Hamburgo tava "Ó" uma bosta. Pensamos que em Lübeck estaria melhorzinho.

Ledo engano.

O problema é que a cidade fica numa ilha dentro duma ilha. Esses hanseáticos curtem dificultar as coisas.

Não minto, de 500 metros caminhando na chuva da estação central até o café mais próximo molhei até o fundo da minha alma. Com isso quero dizer que molhei a minha bunda.



Passeamos muito elegantemente (não), nos escondemos no café de Marzipans (SIM), nos perdemos tentando encontrar a tal da casa dos Buddenbrooks que fica NO CENTRO DA CIDADE QUE É MINÚSCULA e bebemos muito Glühwein (ou quentão de dezembro) pra afogar as mágoas e tentar esquecer dos pés molhados. A arquitetura da cidade é muito interessante, se desse pra olhar pra frente sem levar gotas no olho. Deve ser muito bonita no verão.

AI QUE VENTO TRI!


A previsão do tempo dizia que em Lübeck teria um "SCHAUER" (vide dicionário numtôafimdeexplicar)

MAS QUE PUTA SCHAUER, viu!

Mesmo com vento e chuva na cara e guarda-chuva entortando numa cena de filme de comédia, a cidade é lindinha demais mesmo. Com ou sem chuva.
Na verdade eu não sei se ela é bonitinha sem chuva, mas promete.

Deve ser lindinha demais no verão.


luz inconveniente 

legal comer cabelo 

Lúcia (comi salsicha selvagem, serve?)


2 comentários:

  1. Muito bom haha. Morrendo de rir aqui :'D

    ResponderExcluir
  2. colocando Lübeck na lista de lugares para visitar! Parece uma graça :) Also, Marzipans <3

    ResponderExcluir